O ARREBATAMENTO DA IGREJA

O ARREBATAMENTO DA IGREJA

1Ts 4.16,17: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”

O termo “arrebatamento” deriva da palavra raptus em latim, que significa “arrebatado rapidamente e com força”. O termo latino raptus equivale a harpazo em grego, traduzido por “arrebatado” em 4.17. Esse evento, descrito aqui e em 1Co 15, refere-se à ocasião em que a igreja do Senhor será arrebatada da terra para encontrar-se com Ele nos ares. O arrebatamento abrange apenas os salvos em Cristo.
1 Instantes antes do arrebatamento, ao descer Cristo do céu para buscar a sua igreja, ocorrerá a ressurreição dos “que morreram em Cristo” (4.16). Não se trata da mesma ressurreição referida em Ap 20.4, a qual somente ocorrerá depois de Cristo voltar à terra, julgar os ímpios e prender Satanás (Ap 19.11—20.3). A ressurreição de Ap 20.4 tem a ver com os mártires da tribulação e possivelmente com os santos do AT (Ap 20.6).
2 Ao mesmo tempo em que ocorre a ressurreição dos mortos em Cristo, os crentes vivos serão transformados; seus corpos se revestirão de imortalidade (1Co 15.51,53). Isso acontecerá num instante, “num abrir e fechar de olhos” (1Co 15.52).
3 Tanto os crentes ressurretos como os que acabaram de ser transformados serão “arrebatados juntamente” (4.17) para encontrar-se com Cristo nos ares, ou seja: na atmosfera entre a terra e o céu.
4 Estarão literalmente unidos com Cristo (4.16,17), levados à casa do Pai, no céu (Jo 14.2,3), e reunidos aos queridos que tinham morrido (4.13-18).
5 Estarão livres de todas as aflições (2Co 5.2,4; Fp 3.21), de toda perseguição e opressão (Ap 3.10), de todo domínio do pecado e da morte (1Co 15.51-56); o arrebatamento os livra da “ira futura” (1.10; 5.9), ou seja: da grande tribulação.
6 A esperança de que nosso Salvador logo voltará para nos tirar do mundo, a fim de estarmos “sempre com o Senhor” (4.17), é a bem-aventurada esperança de todos os redimidos (Tt 2.13). É fonte principal de consolo para os crentes que sofrem (4.17,18; 5.10).
7 Paulo emprega o pronome “nós” em 4.17 por saber que a volta do Senhor poderia acontecer naquele período, e comunica aos tessalonicenses essa mesma esperança. A Bíblia insiste que anelemos e esperemos contínua e confiadamente volta do nosso Senhor (cf. Rm 13.11; 1Co 15.51,52; Ap 22.12,20.
8 Quem está na igreja, mas não abandona o pecado e o mal, sendo assim infiel a Cristo, será deixado aqui, no arrebatamento (Mt 25.1; Lc 12.45). Os tais ficarão neste mundo e farão parte da igreja apóstata (Ap 17.1), sujeitos à ira de Deus.
9 Depois do arrebatamento, virá o Dia do Senhor, um tempo de sofrimento e ira sobre os ímpios (5.2-10; ver 5.2). Seguir-se-á a segunda fase da vinda de Cristo, quando, então, Ele virá para julgar os ímpios e reinar sobre a terra (Mt 24.42,44).


=======================================

O mundo - incluindo a Terra - foi feito por Deus e não terá seu fim conforme as previsões dos homens, mas, sim, de acordo com as Profecias que estão na bíblia, a infalível Palavra de Deus. Se cremos que Deus veio ao mundo na Pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo, temos que crer que Jesus Cristo virá buscar Sua Igreja, pois assim Ele prometeu. O mundo não acabará antes que a cronologia dos acontecimentos se sucedam pela ordem.

O Universo é regido por Leis divinas; a História tambem. A 1a. vinda de Jesus Cristo ao mundo foi ato Redentor de Deus. A 2a. vinda de Jesus ao mundo acontecerá em duas fases bem distintas: A primeira, Ele virá para ARREBATAR a Igreja fiel da Terra, os salvos; a segunda, Ele virá com a Igreja, para estabelecer Seu Reino de mil anos (o milênio). Entre a 1a. e a 2a. fases, acontecerá o que a bíblia chama de Grande Tribulação, e durará sete anos.

O Arrebatamento da Igreja é, portanto, a consumação deste período da História. A Igreja não passará pela Grande Tribulação. Os salvos reinarão com Cristo durante os mil anos - o Milênio! -- na terra, em paz perfeita, amor, respeito, segurança, alegria, harmonia; nesse tempo, Satanás e seus anjos estarão estarão presos e amarrados no abismo, e não tentarão a humanidade. ( Ap.20:1-3). Aleluia!

Depois do Milênio, Satanás será solto por um pouco de tempo para seduzir as nações, mas, logo em seguida será capturado pelo Senhor Jesus: "O Diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como tambem o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos." (Ap.20:10).

Com o ARREBATAMENTO da Igreja será, sim, o fim do mundo para os que ficarem neste mundo, pois não haverá mais oportunidade de salvação, uma vez que o Espírito Santo terá sido levado da terra tambem. O mundo ficará insonso. Hoje, é o Espírito Santo que convence o homem dos seus pecados, da justiça e do juizo. Para o salvo em Cristo, o Arrebatamento será o maior momento de glorificação a Jesus, pois subirá com Cristo para estar para sempre com o Senhor.

O que é ARREBATAMENTO? Por definição, é tirar com violência, arrancar, tirar à força, levar bruscamente. Jesus virá para ARRANCAR, ARREBATAR Sua Igreja do cáos do mundo em que vivemos. Como a bíblia fala das Bodas do Cordeiro, será o momento em que o Noivo, Jesus, virá para buscar Sua Noiva, a Igreja, para as Bodas Celestiais, conforme Ap. 21:9. "...veio um dos sete anjos...e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a Noiva, a esposa do Cordeiro."

Quem participará do ARREBATAMENTO? Serão ARREBATADOS somente os salvos, os que crêem em Jesus como seu Salvador e Senhor, conforme Atos 1:10 a 12 . Importante notar que não se trata simplesmente o fato de ser membro de uma Igreja; isto não é credencial para ser arrebatado. A distinção entre nós, homens, é ser filho de Deus em Cristo Jesus. É a relação da fé salvadora. E será na seguinte ordem, conforme 1 Ts. 4: v.16,

Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; v.17, os que estiverem vivos por ocasião de Sua vinda, serão arrebatados para o encontro com o Senhor nos ares. ================================================

"O que é o Arrebatamento da igreja?"

A palavra “arrebatamento” não aparece na Bíblia. O conceito de Arrebatamento, entretanto, é claramente ensinado nas Escrituras. O Arrebatamento da igreja é o evento no qual Deus remove todos os crentes da terra para abrir caminho para que Seu justo julgamento seja derramado sobre a terra durante o período da Tribulação.

O Arrebatamento é descrito principalmente em I Tessalonicenses 4:13-18 e I Coríntios 15:50-54. I Tessalonicenses 4:13-18 descreve o Arrebatamento como Deus ressuscitando todos os crentes que já morreram, dando a eles corpos glorificados. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (I Tessalonicenses 4:16-17).

I Coríntios 15:50-54 focaliza na natureza instantânea do Arrebatamento e nos corpos glorificados que receberemos. “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (I Coríntios 15:51-52).

O Arrebatamento é o acontecimento glorioso que devemos todos esperar ansiosamente. Finalmente ficaremos livres do pecado. Estaremos para sempre na presença de Deus. Há excessivo debate a respeito do significado e magnitude do Arrebatamento. Esta não é a intenção de Deus. Mas ao invés disso, no que diz respeito ao Arrebatamento, Deus quer que “encorajemos uns aos outros com estas palavras.”

========================================

O arrebatamento da Igreja

O arrebatamento da Igreja será talvez o maior evento que acontecerá na existência na humanidade. Nunca mais haverá um acontecimento onde milhares ou milhões de pessoas desaparecerão todos instantaneamente do planeta terra.

Paulo, o apóstolo, em 1o Coríntios 15:2 "num momento num abrir e fechar de olhos", esta é a velocidade com que vai ocorrer este rapto da Igreja. Não existe uma medida de tempo, que o homem conheça, em que poderíamos medir esta velocidade; nem um minuto, nem fração de segundos podem dar a idéia desta velocidade. Por isto é que o rapto da Igreja será invisível, a causa é: a velocidade será imensa, tal como o homem não conhece.

Ninguém verá este evento, o mundo nem perceberá, e aqueles que serão arrebatados, só darão conta do quê acontecera, quando derem de cara com o nosso Senhor Jesus nos ares. 1o Tess. 4:17 "depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles nos ares."; queremos ressaltar esta frase, pois pensamos que encontraremos com o nosso amado Senhor fora, longe do plano da terra, pois Paulo deixa isto bem claro quando cita "nos ares".

Porquê a Igreja será arrebatada?

O Senhor Jesus tem que arrebatar a sua igreja porque Deus tem que voltar a ter relacionamento com Israel. Com a igreja na Terra, Deus não pode se relacionar com Israel porque?
1o) Ele não irá tratar com dois povos ao mesmo tempo, igreja e Israel.
2o) As promessas terrenas são para Israel.
3o) Deus ainda tem promessas terrenas para cumprir com Isarel, e só ler Isaias 11:1-2; 2:2-3,5; 65:18-24; Jeremias 33:14 - "Eis que vem dias, diz o Senhor em que cumprirei a boa palavra que proferi à casa de Israel e à casa de Judá."; Jeremias 33:15-17; Ezequiel 37:21, 22, 24-28; 39:21-29; Daniel 9:24 - "Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua Santa Cidade."; este é o povo de Israel, e a Cidade é Jerusalém. Sabemos que estas 70 semanas de anos somam 490 anos.

Este é o tempo em que Deus tem propósito com esta nação:
1o objetivo: cessar as transgressões,
2o : dar fim aos pecados,
3o : espiar a iniqüidade, trazer a justiça eterna,
4o : selar a visão e a profecia,
5o : ungir o Santo dos Santos.
Tudo isto o Senhor Deus irá cumprir com Israel e muito mais.

Mas, com a igreja os propósitos de Deus são outros, são espirituais e não terrenos. Por isso Ele a levará para estar para sempre com ela, isto é a igreja, João 14:1-3 - "Para que onde eu estiver estarás vós também" e ainda "Voltarei e vos receberei para mim mesmo".

Esta é a promessa para a igreja; todas celestiais fora do planeta Terra, como estaremos assistindo a abertura do livro com os sete selos, Apocalipse 5:1-9, observação á igreja que está representada nos 24 anciões. Também ainda no céu após esta cerimônia iremos ante o tribunal de Cristo para receber os nossos galardões Romanos 14:10 - "Todos compareceremos perante o Tribunal de Cristo.", 2o Coríntios 5:10, 1o Coríntios 3:13-15.

Ainda resta a mais importante das promessas que o Senhor Jesus tem para sua igreja, as Bodas do Cordeiro, Apocalipse 19:7-9 - "Bem aventurados aqueles que são chamados á ceia das Bodas do Cordeiro."; esta cerimônia diz respeito ao casamento de Cristo e sua igreja.

Quem será arrebatado com a igreja.

Só participarão no arrebatamento da igreja aquelas pessoas que tiveram os seus pecados perdoados e lavados no sangue de Jesus. Todos os que crêem e se submetem ao Senhor Jesus fazem parte da nova do Cordeiro.

É bom que se diga que será uma parcela, não pequena da população mundial que será arrebatada. Também é importante que se diga que não será como alguns pregadores da atualidade afirmam, que somente 50% da igreja é que subirá, mas nos garantimos em Jesus Cristo, que toda a igreja de nosso Senhor será arrebatada e o encontrará nos ares! Todo o que crê irá aos céus. Jesus não pode mentir, e Ele quer e vai nos levar. Estamos muito bem guardados, pois o seu Espírito Santo nos garante, Ele habita em nós, João 14:17 - "habita convosco", João 14:23 "Faremos nele morada".

Em que parte do Velho Testamento está profetizando o arrebatamento da igreja?

No Velho Testamento não existe nenhuma profecia sobre o arrebatamento da igreja, 1o Coríntios 15:51 - "Eis que aqui vos digo um mistério:". Todo interprete bíblico honesto não irá distorcer este versículo para afirmar que se trata do arrebatamento. Pois a igreja também era um segredo, Colossenses 1:25-28.

Um dos maiores segredos de Deus se encontra em Gálatas 3:20-28 - "Desse modo não há diferença entre escravos e livres, entre homens e mulheres; todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus."; os Judeus que achavam serem exclusivos, nunca pensariam que um dia Deus abriria esta maravilhosa porta á igreja, ou seja, Deus em nós, e todas as pessoas em um só corpo, judeus e gentios.

Por isso insistimos em dizer que no VT não existe nenhuma profecia direta sobre este mistério, ou seja, a igreja. Mesmo porquê quase 90% do VT refere-se á Israel, sejam pactos, promessas, a Lei, etc.
A partir do livro de Gênesis já vemos que Deus chama a Abraão a fechar um pacto eterno.


Quando Jesus arrebatar a igreja haverá um caos na terra?

Devemos dizer que há muito misticismo quanto ao arrebatamento da igreja. O mais incrível é ver que homens renomados como teólogos que sabem tudo de grego e hebraico concordam com esta teoria.
Paulo chama os filhos dos ímpios de impuros, 1o Coríntios 7:14 - "Porquê o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa crente e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte os vossos filhos seriam impuros; porém agora são santos.".

Ainda temos que entender que o arrebatamento é só da igreja e só irão os que são da igreja e ninguém mais. No dilúvio as crianças tiveram o mesmo destino dos adultos. Agora pensemos, na GT (Grande Tribulação) o mundo continuará com sua marcha normal, então nascerão crianças, e porquê o Senhor Jesus as levaria no arrebatamento, mas deixaria nascerem para a pior fase da história da humanidade?

Vejamos o quê nos diz o Senhor Jesus em Mateus 24:21-22. O próprio Deus nos informa "se aqueles dias não fossem abreviados nenhuma carne se salvaria".
Outro absurdo pregado e ensinado nas escolas e nos púlpitos é que no arrebatamento, no mundo haverá milhões de desastres ferroviários, aéreos, e terrestres. Aviões ficarão sem pilotos e assim desabarão e ao cair causarão ainda mais mortes. Trens ficarão descontrolados e possivelmente mais mortes. Tudo isso sem conta: carretas nas pistas sem controle se chocarão com automóveis, ônibus e caminhões.


Com o arrebatamento Jesus daria a Satanás, conforme esta teoria, milhares de almas.
Mas, não será assim. Por causa do arrebatamento, ninguém sofrerá dano físico algum. Será como na ressurreição de nosso Senhor Jesus, o mundo não perceberá nada, só depois de algumas horas é que o mundo se dará conta deste enorme acontecimento. Ficarão milhares de veículos leves e pesados parados nos acostamentos e nos meio fios das estradas, ruas e avenidas, abandonados por seus ex-proprietários que já não existem para este mundo.

Também milhares de casas, apartamentos, barracos, cabanas e mansões ficarão abandonados. Temos também de dizer dos caixões que ficarão vazios por seu defunto ter sumido em meio aos velórios, campos e túmulos também, e sem violação nenhuma. Digo que nos túmulos e campos ou onde estiver um corpo enterrado. O corpo sumirá, mas não haverá violação do túmulo. Isto é fantástico!

O arrebatamento será para mim um dos maiores espetáculos do poder de Deus que o homem já viu.
Convém destacar que será o maior ato de evangelização. Pois, com o arrebatamento da igreja, milhares de pessoas serão convencidas de que Jesus é o salvador, e o aceitarão como seu único e suficiente salvador.

As pessoas deixarão suas roupas no arrebatamento?

No arrebatamento da igreja as pessoas irão com suas roupas. A Bíblia nos mostra isso. Enoque não deixou suas roupas para traz "Andou Enoque com Deus, e já não era, porquê Deus o tomou para si.", Gênesis 5:24.

Ainda temos o caso do profeta Elias, quando cinqüenta dos seus discípulos o procuravam com o consentimento de Eliseu, depois do seu arrebatamento. 2o Reis 2:11 "indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo com cavalos de fogo os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.".
Resultado da busca dos cinqüenta homens à Elias, 2o Reis 2:16-17 - "Então voltaram para ele, pois permanecera em Jericó; e ele, pois lhes disse: não vos disse que não fôsseis?", 2o Reis 2:18. Se a roupa de Elias tivesse ficado eles a teriam encontrado.
Da mesma forma também os que forem arrebatados não deixarão suas roupas.

O poder de Deus de transformar a roupa com o corpo pode ser verificado na transfiguração do Senhor Jesus no monte da transfiguração Mateus 17:1-5. Ressaltamos o versículo 2 que nos reza que - "seu rosto resplandecia como o Sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz."; como vemos aqui nesta transfiguração, é dado destaque a suas roupas. Isto deixa claro que o nosso Deus também transforma as roupas dos crentes, pois nela há virtude do Espírito Santo; Atos 19:11, 12 - "a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas e os espíritos malignos se retiravam.".

No arrebatamento haverá uma grande operação plástica.

No arrebatamento da igreja as pessoas com seus corpos transformados, também terão estes corpos rejuvenescidos; 1o Coríntios 15:42 - "semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na in-corrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória."; a Bíblia nos relata nesta escritura, que ressuscitaremos com corpo de glória, podemos entender que este corpo não terá imperfeição como rugas, calvície, falta de membros, etc.

Qualquer pessoa, com 60, 70, 80 ou mais anos de idade ressuscitará com aparência de jovem. Possivelmente é isto que Paulo quer nos fazer entender quando diz: "Semeia-se em desonra, ressuscita em glória" todos os crentes ressuscitarão com corpo glorioso: isto é bonito. Aquela senhora velhinha ressuscitará como uma jovem de dezoito. Todos nós ressuscitaremos em estado perfeito e a idade da perfeição, pelo menos física, é a de 17 a 20 anos, e é com esta aparência que nós iremos ressuscitar.

No caso de Maria Madalena não reconhecer Jesus, possivelmente seja porquê Ele estava com uma aparência mais jovem daquela que tivera antes de sua morte - "Tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus.", João 20:11-16.

Nosso corpo transformado não mais estará sujeito a este mundo como hoje.
O mais maravilhoso é saber que com nosso corpo transformado poderemos fazer coisas que para nós seria impossível, como aparecer e desaparecer em ambientes fechados - "então se lhe abriram os olhos, e o reconheceram; mas Ele desapareceu da presença deles.", Lucas 24:30-31. João 20:19 - "trancadas as portas de casa onde estavam os discípulos, com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.". Vemos assim que nada poderá impedir o deslocamento de nossos corpos, até mesmo as paredes.


Este corpo poderá ser sentido ou apalpado, Mateus 28:9 - "E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram.", Lucas 24:39, 40, João 20:27 - "E logo disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê minhas mãos; chega também a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo mas crente."; também, este corpo será transformado para viver na dimensão espiritual, poderá comer, se quiser; visto que não será necessário.
Lucas 24:41, 43 - "Então lhe apresentaram um pedaço de peixe assado e um favo de mel. E ele comeu na presença deles.".

Jesus virá nos buscar aqui na terra?

O Senhor Jesus não entrará no planeta Terra. Mas, o Espírito Santo, nos conduzirá para fora do planeta terra, para encontrarmos com Jesus nos ares, Tessalonicenses 4:17 - "depois nós, os vivos, os que ficarmos seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.".

Parece que nos ares, seja em algum ponto do universo, não muito perto da Terra.

O arrebatamento da igreja será totalmente invisível.

Seria impossível alguém ver o arrebatamento, a velocidade que ocorrerá será tamanha que mesmo os arrebatados serão surpreendidos; 1o Coríntios 15:52 - "Num momento, num abrir e fechar de olhos", esta expressão apenas nos dá uma idéia do que será este acontecimento em velocidade, mas, na realidade, "piscar de olhos", está muito longe desta velocidade que a igreja será arrebatada.

Enfim, não existe nenhuma divisão de tempo, que conheçamos, seja milésimo de segundos ou outra qualquer que poderia nos dar esta noção de velocidade. É algo que não conhecemos, possivelmente mais rápido que o pensamento. Por isso que temos que ter um corpo adaptado para podermos viver este momento glorioso. Com esse que estamos simplesmente seríamos desintegrados, e não poderíamos sobreviver em outra dimensão, ou seja, no mundo espiritual.

Isto afirma, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, 1o Coríntios 15:50.

Para finalizar este assunto glorioso, falaremos sobre o trajeto que percorrerá o Senhor Jesus e a sua igreja.
Quando o Senhor vir arrebatar sua igreja passará primeiro no Paraíso, para pegar parte da igreja que lá está, ou seja, os que já morreram e suas almas, em estado consciente, também aguardam o momento de vir para receber seus corpos gloriosos - "Jesus, trará juntamente em sua companhia os que dormem.", 1o Tessalonicenses 4:14.

Os que morreram em Cristo recebem sues corpos. Aí chega a vez dos crentes que estão vivos - "Depois nós, os vivos os que ficarmos seremos arrebatados juntamente com eles, os mortos em Cristo, entre as nuvens.", 1o Tessalonicenses 4:17.

Esta será uma despedida maravilhosa deste mundo corrupto, de dor, e lágrimas. A igreja indo embora, o Espírito Santo volta a atuar como no Velho Testamento. A Terra não possui mais a influência da noiva do Senhor, é a hora da grande tribulação chegar, mas ela não estará aqui como bem disse nosso amado irmão Apóstolo Paulo - "livres da ira futura".